Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Desembargador lança livro sobre personalidades jurídicas e políticas

    O livro Personalidades do Mundo Jurídico e Político' é o terceiro de uma pesquisa realizada pelo desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque. O trabalho, que resultou numa trilogia, no qual ele aborda momentos históricos de sua terra natal, o município de Mamanguape, será lançado nesta quinta-feira (26 de maio), às 17h, no Salão Nobre do Tribunal de Justiça da Paraíba, dentro da programação dos 120 anos de existência da corte.

    No primeiro livro de Marcos Cavalcanti, Nobiliarquia Mamanguapense', é abordada a genealogia. No segundo, Mamanguape: apogeu, declínio e ressurgimento', o foco é a história do Vale do Mamanguape. Na obra lançada hoje, o escritor aborda fatos e personalidades políticas da sua terra-natal.

    O prefácio do livro é do escritor Hildeberto Barbosa Filho. Ele destaca o fecho de uma trilogia. "Em Personalidades do Mundo Político e Jurídico', típica obra de referência, deparamos com as sínteses biográficas de notáveis figuras que enriquecem o patrimônio intelectual, artístico, político e cultural do estado paraibano, sobretudo nos séculos 19 e 20", destaca.

    PERFIL

    Hidelberto traça o perfil do autor, lembrando sua trajetória de advogado, juiz, desembargador. Portanto homem afeito aos estudos da ciência jurídica e à operacionalidade do direito, de que constitui prova insofismável a publicação de obras, como Enfiteuse: Doutrina e Jurisprudência (2000) e Lei de Execução Fiscal: Interpretação e Jurisprudência (2003).

    Prefaciando, Barbosa relata que ao todo são 209 personalidades retratadas em verbetes, ora breves, ora longos, sempre atentos, contudo, aos aspectos essenciais da boa informação. Políticos, escritores, juristas, professores, poetas, artistas, historiadores, economistas, cientistas, padres, industriais, enfim, gente da mais variada notabilidade compõe o acervo biográfico que ora o leitor tem em mãos para consulta.

    Obra fecha uma trilogia com base em pesquisas

    Coube a Cleanto Gomes Pereira a apresentação do trabalho. "Sob a pena de um desembargador-escritor, o magistral desfile de personagens históricas no volume final de imperdível trilogia. Somente de quem tem sensibilidade ingênita e pertinaz vocação para empreendimentos ciclópicos é que se espera a ciclópica e árdua tarefa de elaborar um livro como este.

    Para Cleanto, a obra tem natureza consultiva, conversível em fonte de pesquisa em qualquer seara do conhecimento, pois que elaborada com o esmero e os requintes desse jaez. É também livro tão sintético quanto preciso, seja em relação aos interesses do leitor consulente, seja quanto ao eventual diletante da temática abordada.

    " No presente livro, ao olhar de lentes menos criteriosas e especializadas, depreende-se que a investigação exauriente, levada a cabo pelo historiador, ostenta caráter eminentemente científico ", destaca ele.

    * Nota publicada no Jornal da Paraíba, edição de 26 de maio de 2011

    • Publicações2872
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações30
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/desembargador-lanca-livro-sobre-personalidades-juridicas-e-politicas/2705163

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)