Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Colégio de Presidentes dos TJs do Brasil aprova a Carta de Manaus e destaca importância dos TCs

    A importância dos Tribunais de Contas para os tribunais na fiscalização e orientação no tocante ao cumprimento das normas que disciplinam a administração e a gestão de recursos, bem como os mecanismos de controle, legalidade e moralidade nos processos licitatórios foram alguns dos temas discutidos pelos presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil, durante 91º encontro do Colégio Permanente de Presidentes dos TJs, realizado entre os dias 29 e 30 de março, na cidade de Manaus, no Estado do Amazonas. O desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, presidente do TJPB, participou do evento, representando o Judiciário estadual.

    Ao final, os magistrados defenderam na "Carta de Manaus", aprovada à unanimidade, a necessidade de a União incluir em seu orçamento previsão de recursos para o exercício de competências delegadas à Justiça Estadual, com destaque também para a necessidade da elaboração de normas específicas para o processo de vitaliciamento de juízes, visando prepará-los e conscientizá-los da importância da função jurisdicional, e reiteraram que a competência legislativa estadual decorre de princípio federativo intangível, não podendo ser afetada por resoluções do CNJ.

    O Encontro de presidentes dos TJs começou na quinta-feira, 29/03, às 20h, no Centro de Cultura palácio Rio Negro, em solenidade conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador João Simões, que saudou os colegas enaltecendo as qualidades humanísticas do povo amazonense. Na oportunidade eles prestaram homenagem ao ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Maurício Corrêa - morto em fevereiro deste ano. A ministra do CNJ, Eliana Calmon, Corregedora Nacional de Justiça, prestigiou a abertura do evento.

    O desembargador Marcus Antônio Faver, presidente do Colégio Permanente, justificou as razões que levaram a entidade escolher, pela primeira vez, o presidente de honra do Colégio. "O ministro Maurício Corrêa, talvez alguns não saibam, teve a singularidade de ser advogado, político e jurista, ministro do Supremo Tribunal Federal. Ele teve a percepção das grandes inteligências, dos grandes ensaístas. Ele transcendeu, quer como senador, quer como ministro do Supremo, que há uma umbilical intercorrência entre a política e o direito", disse Faver.

    CARTA DE MANAUS

    O Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil, reunido na cidade de Manaus, Estado do Amazonas, de 29 a 30 de março de 2012, atento aos problemas vivenciados na atualidade, torna públicas as seguintes conclusões, tomadas à unanimidade:

    I. Ressaltar a importância dos Tribunais de Contas para os Tribunais de Justiça na fiscalização e orientação no tocante ao cumprimento das normas que disciplinam a administração e gestão dos recursos orçamentários.

    II. Exortar aos Tribunais de Justiça a necessidade da elaboração de normas específicas para o processo de vitaliciamento de juízes, visando prepará-los e conscientizá-los da importância da função jurisdicional.

    III. Expressar a importância da criação de novos mecanismos de controle da legalidade e da moralidade nos processos licitatórios. IV. Reafirmar a necessidade de a União incluir em seu orçamento previsão de recursos para o exercício de competências delegadas à Justiça Estadual. V. Reiterar que a competência legislativa estadual decorre de princípio federativo intangível, não podendo ser afetada por resoluções do CNJ.

    Manaus, 30 de março de 2012.

    Des. MARCUS ANTÔNIO DE SOUZA FAVER

    Presidente da Comissão Executiva

    Des. JOAO DE JESUS ABDALA SIMÕES

    Presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas

    PRESIDENTES QUE APROVARAM A CARTA DE MANAUS

    Desa. NÁGILA MARIA SALES BRITO

    Rep. do Presidente do TJBA

    Des. ANTÔNIO GUERREIRO JÚNIOR

    Presidente do TJMA

    Des. NILDSON ARAÚJO DA CRUZ

    Rep. do Presidente do TJRJ

    Desa. RAIMUNDA DO CARMO GOMES NORONHA

    Presidente do TJPA

    Des. JOVALDO NUNES GOMES

    Presidente do TJPE

    Des. IVAN RICARDO GARISIO SARTORI

    Presidente do TJSP

    Des. CLÁUDIO RENATO DOS SANTOS COSTA

    Presidente do TJMG

    Des. LEOBINO VALENTE CHAVES

    Presidente do TJGO

    Des. RUBENS DE OLIVEIRA SANTOS FILHO

    Presidente do TJMT

    Des. MARCELO BANDEIRA PEREIRA

    Presidente do TJRS

    Des. LUIZ GERARDO DE PONTES BRÍGIDO

    Rep. do Presidente do TJCE

    Des. ABRAHAM LINCOLN DA CUNHA RAMOS

    Presidente do TJPB

    Des. PEDRO VALLS FEU ROSA

    Presidente do TJES

    Desa. JUDITE DE MIRANDA MONTE NUNES

    Presidente do TJRN

    Des. SEBASTIAO COSTA FILHO

    Presidente do TJAL

    Des. JOSÉ ALVES NETO

    Presidente do TJSE

    Des. ONÉSIMO MENDONÇA DE ANUNCIAÇAO

    Rep. do Presidente do TJPR

    Des. OTÁVIO AUGUSTO BARBOSA

    Presidente do TJDFT

    Des. ADAIR JOSÉ LONGUINI

    Presidente do TJAC

    Des. LUIZ CARLOS SANTINI

    Presidente do TJMS

    Des. ROOSEVELT QUEIROZ COSTA

    Presidente do TJRO

    Des. MÁRIO GURTYEV DE QUEIROZ

    Presidente do TJAP

    Des. LUPERCINO DE SÁ NOGUEIRA FILHO

    Presidente do TJRR

    Desa. MARILZA MAYNARD SALGADO DE CARVALHO

    Comissão Executiva

    Des. CAIO OTÁVIO REGALADO DE ALENCAR

    Comissão Executiva

    FONTE: TJPB

    • Publicações2872
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/colegio-de-presidentes-dos-tjs-do-brasil-aprova-a-carta-de-manaus-e-destaca-importancia-dos-tcs/3076554

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)