Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ministro Felix Fischer toma posse como presidente do STJ

    O ministro Felix Fischer tomou posse na última sexta-feira (31 de agosto) como novo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Fischer, que está no tribunal há 15 anos e era o vice-presidente, ficará dois anos no comando do STJ - segundo tribunal mais importante no país.

    Gilson Dipp, ministro do STJ que também acumula as funções de conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e integrante da Comissão Nacional da Verdade, tomou posse como vice-presidente.

    Compareceram à cerimônia de posse, realizada no plenário do STJ, a presidente da República, Dilma Rousseff, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e os presidentes da Câmara, Marco Maia, e do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

    No evento, estavam presentes ainda as ministras do Supremo Rosa Weber e Cármen Lúcia; os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça), Aloizio Mercadante (Educação) e Edison Lobão (Minas e Energia); o advogado-geral da União Luís Inácio Adams; e os governadores Marconi Perillo (PSDB-GO), Agnelo Queiroz (PT-DF), Sérgio Cabral (PMDB-RJ) e Beto Richa (PSDB-PR). Além disso, também compareceram parlamentares, como os senadores Álvaro Dias (PSDB-PR) e Roberto Requião (PMDB-PR).

    Felix Fischer nasceu em Hamburgo, na Alemanha, e completou 65 anos nesta quinta (30). Naturalizado brasileiro, o ministro atuou no STJ principalmente na área de direito penal. Segundo o STJ, ao longo dos quase 16 anos na corte, Felix Fischer analisou cerca de 98 mil processos.

    No discurso de posse, Fischer defendeu "alterações legislativas que afastem de vez a imagem errônea de que esta Casa seja uma terceira instância recursal". "Tribunal superior não é tribunal de apelação. As missões são distintas. A função constitucional do Superior Tribunal de Justiça está voltada, principalmente, quando provocado, para a padronização da jurisprudência infraconstitucional."

    Mais cedo, em entrevista coletiva, o novo presidente do STJ defendeu o desmembramento do processo que irá julgar os 37 suspeitos de envolvimento com o mensalão do DEM no Distrito Federal, suposto esquema de corrupção que teria desviado recursos do governo distrital para pagamento de propina a autoridades.

    'Temido e respeitado'

    Em discurso durante a cerimônia de posse, a ministra Eliana Calmon, corregedora do CNJ, lembrou que Fischer chegou ao Superior Tribunal de Justiça após passar pelo Ministério Público. O novo presidente do STJ é conhecido por ser "rigoroso" em julgamentos penais. "É temido e respeitado pelos advogados criminalistas", ressaltou.

    Assim como Felix Fischer, a ministra afirmou que o STJ sofre um "desvirtuamento" do seu papel de corte de uniformização do entendimento do Judiciário e atua como tribunal de apelação "de passagem para o Supremo Tribunal Federal". "O maior desafio desta corte é ser reconduzido ao seu caminho constitucional, dando a última palavra ao uniformizar o direito infraconstitucional."

    Eliana Calmon criticou ainda o excesso de processos julgados pelo tribunal. "Temos um juízo crítico preocupante. O STJ está sendo tragado por uma avalanche de processos, afastando-se do modelo posto. Não está sendo fácil vencer a demanda. Em média, despejam-se no STJ 27 mil processos por mês. O compromisso com a duração do processo apressa os julgamentos e reduz a qualidade da prestação jurisdicional", afirmou.

    Liberdade para advogados

    O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, também discursou e pediu que seja assegurado ao advogado liberdade para atuar."Sendo assim, qualquer abuso de autoridade cometido contra o advogado no exercício profissional é um atentado contra a cidadania e a própria Constituição Federal."

    Na presença da presidente Dilma, ele criticou a quantidade de medidas provisórias editadas pelo governo."[Temos] Um ordenamento que ainda encontra nas medidas provisórias baixadas pelo governo federal um eco do autoritarismo dos decretos-leis do passado", afirmou.

    Na presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, Ophir Cavalcanti criticou o que chamou de"farra"de autorizações para abertura de faculdades de direito."Quando a OAB pôs o dedo na ferida, há mais de uma década, o número de faculdades não chegava a 300. Hoje, são mais de mil, numa verdadeira farra de autorizações sem levar em conta as advertências e pareceres contrários emitidos pela nossa Comissão de Educação Jurídica", disse Ophir.

    FONTE: G1

    • Publicações2872
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações30
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministro-felix-fischer-toma-posse-como-presidente-do-stj/100048922

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)